Você já deve ter lido em algum lugar sobre os impactos negativos que um filme pode trazer para as pessoas, principalmente quando assistimos o filme em um ambiente todo preparado para proporcionar a melhor experiência possível com uma grande tela de projeção, ambiente todo escuro, som de excelente qualidade e poltronas confortáveis.

Existem muitos fatores que fazem os filmes de Hollywood fazerem a diferença, mas o triste é que uma boa parte desses filmes podem estar passando valores totalmente diferentes dos princípios cristãos.

Agora podemos usar as mesmas receitas dos filmes de sucesso de Hollywood para passar os valores cristãos para a sociedade, filmes que sirvam como ferramenta de apoio ao evangelismo.

Filmes como: “Desafiando Os Gigantes” que inspirou diversos esportistas e também foi utilizado como medida disciplinar para presidiários;  “A Prova de Fogo” que trata do relacionamento de um casamento em crise e que foi assistido por milhões de pessoas em todo o mundo; “Corageous” que fez grande sucesso nos estados unidos e chegou a converter centenas de policiais; estão sendo utilizados como forma de apoio ao evangelismo.

“Produzir um filme não é barato, não é fácil, mas acho que é uma ferramenta poderosa para transmitir a mensagem.”  Menciona Pr. Alejandro Bullón em entrevista para a Rede Novo Tempo.

O Pr. Bullón é formado em teologia e trabalhou durante 38 anos como conselheiro de jovens e de pastores na América do Sul. Viaja pelo mundo, dirigindo cruzadas evangelísticas em igrejas, ginásios e estádios. Também é autor de 17 livros e foi durante alguns anos apresentador do programa de televisão “Está Escrito”.

Atualmente o Pr. Bullón produziu os filmes “A Janela” que aborda questões do relacionamento matrimonial e o filme “O Retorno” que conta a história de um rapaz que sai da igreja e a forma como sofre longe de Deus.

Recentemente foi lançado um filme sobre a criação “The Creation: the Earth is a witness” (A Criação)  que foi elaborado com o objetivo de ser um filme de apoio para a crença bíblica do criacionismo.

Alguns filmes também apresentam materiais de apoio como é o caso do filme “A Prova de Fogo” que apresenta o livro “O Desafio de Amar” utilizado pelo bombeiro no filme e que ficou entre os best-sellers do jornal “The New York Times”. Outro exemplo é o filme “The Creation…”  que no site oficial do filme oferece para download o e-book “Beyond Imagination” em tradução livre “Além da Imaginação”.

Procure realizar uma ação de evangelismo usando um bom filme e materiais de apoio como um livro ou estudo bíblico cujo tema esteja relacionado com o contexto do filme. Se existir condições, acrescente a experiência de uma grande tela de projeção, excelente qualidade de áudio e todos os recursos para proporcionar o melhor ambiente possível de projeção para o filme e conforto para os participantes.

O blog “Bons Filmes” do jornalista Michelson Borges é uma dica de local onde você poderá encontrar algumas sugestões de filmes para assistir.

Lembre-se, um bom filme é uma excelente forma de inspirar e motivar uma pessoa e poderá ser uma ferramenta poderosa para comunicar Jesus.